Carta de um pai moribundo à beira da morte para o seu filho que acabara de nascer


Essas linhas vão explicar algumas decisões que tomei e que, à primeira vista, parecem ser sem explicação. Na verdade, a pior decisão parece, muitas vezes, a melhor maneira de se resolver as coisas. Eu nunca quis seguir na direção errada, acontece que a minha vida, de alguns tempos para cá, se tornou simplesmente insustentável, se tornou impraticável.

Tudo aconteceu depois que eu conheci a mulher da minha vida. Depois dela o mundo se tornou mais bonito, mais belo. Tudo sempre pareceu mais colorido e mais divertido desde então. Eu só nunca imaginei que essa mulher poderia transformar tudo isso, completamente. Uma reviravolta nos acontecimentos ocorreria nesse momento.

A minha imaginação acabou. A minha cor e a minha luz própria acabou. Agora tudo é cinza, tudo é escuro e sem graça. Tudo ficou feio de repente, como uma cena onde a tempestade passou. Tudo ficou destruído como a canoa que quebrou depois da onda forte que chegou pela arrebentação.

Algumas idéias eu vou deixar pro meu filho, assim como alguns poemas e alguns rabiscos mal feitos. 

Nunca vou deixar o meu filho. Nunca. Eu sempre vou querer ser o melhor exemplo para ele. Eu sempre vou querer ser o herói dele. Mas, não vou querer que ele viva desse jeito. Não vou querer que ele encontre uma mulher assim, que destrua a vida de um homem - que o escravize, que o atormente e o mate vagorosamente.

Eu quero o meu filho um homem forte, um homem íntegro, justo, honesto. Impenetrável para o mal do mundo. Inatingível pela violência dos homens. Mais forte, mais robusto e mais feliz. Quero que o meu filho ame, que o meu filho dance e que meu filho seja o melhor naquilo que se propuser a realizar. Não que seja o melhor de todos, mas o melhor pra ele mesmo. Quero que não tenha medo, que não fuja. E que assuma os seus erros, assim como o seu pai um dia assumiu  que fez de errado. 

Porque o homem erra, erra sempre - nunca vai deixar de cometer erros. Assim é da sua natureza. Assim foi programado. E para isso existe Deus. Para nos livrar de nossos pecados, para nos dar paz e amor. 

Quero que meu filho enxergue na figura da Cruz sua salvação, sua libertação. Porque só em Jesus podemos ser plenamente felizes e contentes. Não há vida sem Ele. Não há lua sem Ele. Não há luta alguma sem Ele. 

Quero que meu filho lute ao lado de Jesus, que seja abençoado pelo Seu Sangue e pela Misericórdia do Pai.  

E que cresça cercado de bondade e senso de justiça. Porque eu sempre estarei olhando por ele, sempre estarei cuidando dele, esteja eu onde estiver. Porque poderei estar queimando no fogo do inferno, que estarei arrebentando as amarras que me acorrentarem para socorrer o meu filho quando ele precisar.

Porque um pai dá a vida pelo seu filho. E o entendimento para isso se deve a uma única palavra: amor. 

Meu filho, que sua vida se torne melhor depois da minha ida. Não sei exatamente para onde eu vou, e isso é um desafio, mas eu vou com a cabeça erguida. Vou deixar para você minha vida inteira de poemas e lições de vida. Não vou deixar muitos amigos, mas aqueles que chegarem até você e com o coração lhe disserem "Fui um grande amigo do seu pai", nesse você encontrá seu pai sorrindo para você. Encontrará seu pai dizendo "Meu filho querido, você foi o que fiz de melhor em toda a minha vida. Você foi o sentido da minha vida e para tudo o que fiz de certo. Eu me orgulho de ter sido o gerador de sua existência e de ter recebido a dádiva de ser seu pai. Amo você, meu filho, com um amor que você nunca mais encontrará na vida. Amo você pela graça e pela permanência do seu rosto, do seu sorriso e do seu nome na minha memória, por onde eu andar e existir".